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Categorias: Marketing Digital, SEO,


Saiba como ganhar visibilidade na internet usando técnicas de SEO

Você já conhece a estratégia fundamental para que sua empresa ganhe destaque e visibilidade também no ambiente digital? Então venha com a gente conhecer o que é a famosa Search Engine Optimization e entender todas as possibilidades de utilizá-la para o sucesso do seu negócio.

Saiba como ganhar visibilidade na internet usando técnicas de SEO

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Definição ao pé da letra

SEO (Search Engine Optimization) é um conjunto de técnicas de otimização de páginas web (sites, blogs, landing pages, etc.) para mecanismos que se dividem em várias camadas e complexidade — principalmente as que são feitas diretamente no seu site (chamadas de on page) e as que estão ligadas a fatores externos (chamadas de off page).

É uma estratégia fundamental para que sua empresa ganhe destaque e visibilidade no ambiente digital e, por consequência, mais clientes e faturamento para seu negócio a médio e longo prazo (e não tenha uma dependência negativa das mídias pagas em alguns pontos).

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Como funcionam?

O uso dessas técnicas visa melhorar o ranqueamento destas páginas web, posicionando-as nos primeiros resultados do buscador (e aqui usamos o Google como exemplo, já que 94% do tráfego orgânico é gerado por ele), quando um usuário faz uma pesquisa que seu conteúdo tem a resposta. O Google possui rastreadores que varrem a internet à procura de novos conteúdos ou da atualização deles em páginas antigas. Esses rastreadores são chamados de crawlers, spider ou mesmo bots. Ao identificar as informações, capturam o conteúdo e cadastram os links encontrados em sua base de dados (e, a partir daí, essas páginas são indexadas no acervo e são acionadas sempre que a pesquisa fizer relação com o conteúdo).

Isso aumenta suas oportunidades de negócio, já que mais de 90% das pessoas que fazem pesquisas no Google clicam apenas em resultados que aparecem na primeira página do mecanismo. Segundo algumas pesquisas (Moz e SEMRush), ocupar o primeiro lugar nas buscas gera uma fatia de 28% do tráfego relacionado à palavra-chave, a segunda posição, 16% e a terceira, 10%.

Isso significa que se tivermos uma palavra com um volume médio de 50.000 buscas, o primeiro resultado tende a receber 14.000 acessos, seguidos de 8.000 para a segunda posição e 5.000 para a terceira.

 

Como começo uma estratégia de SEO?

Um dos primeiros passos é saber qual a intenção de pesquisa do usuário. Conhecer essa intenção é fundamental para conseguir atrair o público certo para o seu site. Por isso, vamos falar dos 3 tipos de pesquisa e como cada uma delas tem peculiaridades diferentes: a pesquisa navegacional, a informacional e a transacional.

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Navegacional

[/vc_column_text][vc_column_text]Este tipo de pesquisa, também conhecida como pesquisa de atalho, é realizada quando o usuário já sabe para qual site gostaria de ir, mas talvez não se lembre da URL completa ou esteja com preguiça de digitar. Esta pessoa já sabe o que procura e dificilmente mudará o percurso.[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row content_placement=”middle”][vc_column width=”1/2″][vc_column_text]

Informacional

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Aqui, o usuário busca por informações, seja por meio de qualquer fonte na web. Diferente do tipo de pesquisa acima, aqui o usuário não sabe exatamente em qual site chegará para encontrar o conteúdo que procura. Por isso é tão importante que as empresas tenham um bom ranqueamento no Google, assim, sua página pode ser a resposta de alguém, gerando resultados para seu negócio.

[/vc_column_text][/vc_column][vc_column width=”1/2″][vc_single_image image=”206″ img_size=”full” alignment=”center”][/vc_column][/vc_row][vc_row content_placement=”middle”][vc_column width=”1/2″][vc_single_image image=”207″ img_size=”full” alignment=”center”][/vc_column][vc_column width=”1/2″][vc_column_text]

Transacional

[/vc_column_text][vc_column_text]Neste tipo de pesquisa, o usuário está buscando realizar uma transação. Seja para comprar diretamente um produto, encontrar uma loja ou fazer qualquer outro tipo de transação on-line. Este tipo de pesquisa é extremamente valiosa, especialmente para lojistas on-line. Já demos dicas para e-commerce aqui, dê uma olhada.[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_column_text]Na próxima oportunidade, vamos continuar o assunto e falar sobre algumas alterações nas camadas on site, entre elas: títulos internos, meta title e meta description, urls amigáveis, heading tags, palavras-chave e uso semântico, tempo de permanência nas páginas (conteúdo de qualidade), otimização de imagens (e aqui temos vários fatores como tamanho do arquivo e nome do arquivo) e botões de compartilhamento (não têm influência direta na sua pontuação, mas é um fator importante para o leitor). Até lá![/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]


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